top of page
Apresentação
Depois de viverem largos anos na Suíça, nas encostas de Lavaux, região vinícola do cantão de Vaud, Celeste Bento e a sua família decidiram regressar às suas origens em Lafões.
Inspirados nas suas vivências e paixões resolveram iniciar, no final da década de 90, a plantação da vinha.
Ao longo de vários anos de trabalho, de aquisição de experiência, “savoir faire” e definição de perfile vínico, a marca de vinhos Lugar do Gato, que tem como imagem de marca, justamente, a icónica gata matriarca Pintas, nasceu em 2021.
Localizada na região de Lafões, no concelho de São Pedro do Sul, a Quinta do Gato, possui uma área de 2,5ha de vinha implantada em socalcos a 320m. de altitude, na solarenga encosta do Rio Troço, afluente do Rio Vouga e a poucos quilómetros das maiores Termas do país.
Há cerca de 20 anos, os seus proprietários apostaram numa vinha com castas tintas, nomeadamente, na Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro.
Nas bordaduras, onde predominam uma variedade de castas brancas (Bical, Dona Branca, Fernão Pires, Arinto, Uva Cão e Malvasia Fina), foram preservadas as cepas velhas com mais de meio século.
A exposição solar e a proximidade do rio geram um microclima muito peculiar, que favorece a maturação das uvas, captando todas as características do seu terroir.
O enólogo
António Pina possui uma formação sólida em enologia e viticultura, com anos de experiência na indústria vinícola. O seu percurso inclui diversas funções em vinícolas célebres, onde ele adquiriu um profundo conhecimento sobre a produção de vinhos e as melhores práticas do setor.
Na Quinta do Gato, António Pina aplica o seu profundo conhecimento para produzir vinhos de alta qualidade que representam o terroir de Lafões. É responsável por supervisionar todas as etapas da produção, desde a colheita das uvas até o envelhecimento e engarrafamento dos vinhos. A sua atenção aos detalhes e o seu compromisso com a qualidade são evidentes em cada garrafa produzida.
Este acredita na importância de respeitar as tradições vinícolas da região enquanto incorpora inovações tecnológicas para melhorar a qualidade dos vinhos.
bottom of page